Fernando Antonio Mourão Flora
Psiquiatra e mestre, médico generalista da Prefeitura de Belo Horizonte (MG). Centro de Saúde Pompéia da Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Abstract:

Em nossa percepção, há uma crise na política de saúde mental em nosso meio. Destaquemos algumas questões críticas. Por falta de um tratamento adequado e/ou de adesão, um contingente significativo de portadores de transtorno mental recidiva com freqüência, permanecendo dependente dos serviços de saúde mental indefinidamente. Muitas vezes recebe, de rotina, um tratamento “burocrático”: receitas de vários fármacos, em doses elevadas, repetidas ad nauseam. Quando esses pacientes estão em psicoterapia, tem-se a sensação de que se cumpre um monótono ritual, sem avanços evidentes. Fabricam-se toxicômanos menores com a prescrição indiscriminada de tranqüilizantes e hipnóticos, distribuídos como a fluoretação da água. Por outro lado, graves toxicômanos, como os alcoólatras, não recebem a atenção de que necessitam.

Keywords:antimanicomial ,O Nascimento da Psiquiatria ,Centro de Referência em Saúde Mental − Cersam, Centro de Convivência etc.)