Alexander Moreira-Almeida
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil. Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF
Mário F. Peres
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), São Paulo, Brasil
Flávio Aloe, Francisco Lotufo Neto
Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
Harold G. Koenig
Department of Psychiatry and Behavioral Sciences, Duke University Medical Center, Durham – NC – EUA.

Abstract:

As relações entre religiosidade e saúde têm sido cada vez mais investigadas e as evidências têm apontado para uma relação habitualmente positiva entre indicadores de envolvimento religiosos e de saúde mental (Moreira-Almeida et al., 2006). Como a maioria dos estudos disponíveis na área foi realizada nos Estados Unidos, há uma necessidade de replicação em outras culturas. Tendo como um dos objetivos a ampliação das pesquisas em espiritualidade e saúde em nosso meio, a Revista de Psiquiatria Clínica publicou recentemente um suplemento especial com esse tema (Moreira-Almeida, 2007). No entanto, uma limitação ao desenvolvimento de mais pesquisas em países de língua portuguesa é a carência de escalas de religiosidade que sejam curtas, simples e que forneçam dados relevantes. Com o objetivo de suprir essa carência, apresentamos uma versão em português de uma breve escala de religiosidade que se tem mostrado muito útil em outras pesquisas, a Duke Religious Index (DUREL) (Koenig et al., 1997).

Keywords:relações entre religiosidade e saúde ,Duke Religious Index (DUREL) ,organizacional (RO), não-organizacional (RNO) e religiosidade intrínseca (RI)